Como preparar uma infusão mais saudável
Beba-a fria ou quente e reforce as suas defesas!
É a maneira mais rápida e simples de poder desfrutar de todos os benefícios que as plantas proporcionam.
Frias ou quentes, beba-as para reforçar a sua saúde e experimentar os seus variados sabores.
Fazer uma infusão correctamente é uma arte, mas é muito fácil de dominar. Conheça os segredos de uma preparação perfeita e tire partido das suas infusões.
Encontram-se hoje com alguma facilidade as folhas e as flores das ervas mais comuns. Podendo, assim, misturar as que mais lhe convêm em cada momento. Pode usar tanto a folha seca como fresca. Se usa mais as secas deite apenas uma colher pequena por cada chávena. No caso das ervas frescas, o ideal é usar duas pequenas colheres por cada chávena. Deste modo, manterá o sabor e beneficiará das propriedades que procura.
É importante sublinhar que nem todas as plantas são iguais, não contêm as mesmas substâncias ou não funcionam da mesma maneira. Por exemplo, não há qualquer problema em tomar seis chávenas de camomila por dia, mas outras ervas, se tomadas nessas quantidades, podem intoxicar.
Preparação passo a passo
- Deite a água sobre as plantas mal comece a ferver (por volta dos 90.ºC).
- Deixe-as repousar na água quente durante 5 a 10 minutos, tapando o recepiente. Assim, irá conservar todas as propriedades medicinais da planta que está a consumir. Muitas dessas substâncias são voláteis e dispersam-se no ar mediante o vapor da água. Poderá preparar a infusão numa chaleira ou num recipiente com tampa.
- Se gosta das bebidas mais doces, troque o açúcar pelo mel.
As infusões podem guardar-se no frigorífico, mas tape-as. Assim conservam todos os benefícios durante 24 horas. Como vê, as infusões podem consumir-me também no verão!
Inspire-se!
Inspired by Lemon❀@s