O chá

Categorias:Curiosidades
Inspired by Lemon

O Chá (茶)Bule em porcelana ❀ Daisies

É umas das bebidas milenares mais consumidas no mundo. Um ritual importante no Japão, bebida nacional em Inglaterra, indispensável em Marrocos, o chá faz a sua primeira aparição há cerca de 5.000 anos na China, tendo sido dado a conhecer ao Novo Mundo no século XVII, pela Companhia Holandesa das Índias Orientais.

A arte de beber chá foi iniciada na China em 2750 a.C., e mais tarde introduzida no Japão, em 8 d.C., por monges budistas. No século XVII, portugueses e holandeses encarregaram-se de levar o chá para a Europa, onde a bebida se tornou popular.

A Inglaterra trouxe os chás chineses para o Ocidente no século 17, motivada, segundo alguns estudiosos, pela escassez de café no mercado mundial.

Originalmente uma bebida da elite europeia, o chá popularizou-se no século XVIII. A queda do seu preço, devido à diminuição de impostos e ao aumento das regiões produtoras de chá no mundo, tornou-se uma bebida acessível às camadas mais populares.

De folhas inteiras, partidas ou em pó, é hoje produzido essencialmente por quatro países. China, Índia, Sri Lanka (antigo Ceilão) e Quénia.

Estudos sugerem que o chá tem muitas propriedades benéficas importantes, por exemplo: é anticancerígeno, hidratante, antioxidante, aumenta o metabolismo, diminui o stress, ajuda o sistema imunológico, pode ser excitante como também relaxante.