Agricultura biológica

Inspired by Lemon

Agricultura-BiologicaA produção biológica é um sistema global de gestão das explorações agrícolas e de produção de bens alimentares que combina as melhores práticas ambientais, um elevado nível de biodiversidade, a preservação dos recursos naturais, a aplicação de normas exigentes, utilizando substancias e processos naturais.

A agricultura biológica é um sistema agrícola que procura oferecer-lhe alimentos frescos, saborosos e autênticos respeitando os ciclos de vida naturais.

Mas saiba também que os benefícios da agricultura biológica dependem do estabelecimento do equilíbrio ecológico entre o solo, as plantas e os animais, e não apenas da substituição de fertilizantes e pesticidas de síntese por produtos orgânicos.

Quais os seus princípios?

Para alcançar estes objetivos a agricultura biológica tem por base uma série de princípios, são práticas comuns desenvolvidas para minimizar o impacto humano sobre o ambiente e assegurar que o sistema agrícola funciona da forma mais natural possível.

Princípio da saúde – A agricultura biológica deve manter e melhorar a qualidade dos solos, assim como a saúde das plantas, dos animais, dos seres humanos e do planeta como um todo.

Princípio da ecologia – A agricultura biológica deve respeitar os ciclos naturais dos ecossistemas.

Princípio da justiça – A agricultura biológica deve basear-se em relações justas no que respeita ao ambiente e às oportunidades de vida.

Princípio da precaução – A agricultura biológica deve ser gerida de uma forma cautelosa e responsável de modo a proteger o ambiente, a saúde e o bem-estar das gerações atuais e futuras.


Cada vez que comprar uma maçã biológica no supermercado local, escolher um vinho produzido com uvas biológicas do menu do seu restaurante favorito, ou selecionar as ervas aromáticas e medicinais produzidas em modo biológico para fazer a sua infusão, pode ter a certeza de que estes produtos foram produzidos de acordo com normas rigorosas, que visam o respeito pelo ambiente e pelos animais.